quarta-feira, 1 de julho de 2009

1º Encontro do Gestar II – Início de nossa caminhada!












Nosso primeiro encontro aconteceu no dia 13 de junho de 2009, na escola Centro Educacional Raimunda Barreto. Com antecedência, elaboramos os convites e os entregamos às escolas Municipais e Estaduais para que os diretores comunicassem aos cursistas sobre a realização do evento, inclusive um dia antes, visitamos a escola, que sediaria o evento para deixarmos o lugar mais acolhedor, com algumas frases de efeito e um ambiente agradável.

Contamos com a presença da Secretária de Educação a senhorita Helena Lucia dos Santos e de alguns diretores das escolas onde têm o ensino fundamental do 6° ao 9° ano: Claudio Henrique, diretor da escola que estava nos recepcionando, Ricardo Lopes, diretor da Escola Estadual Desembargdor Sinval e Janicleide Carvalho, diretora da Escola Estadual Antônio João de Queiroz.

Contamos ainda com a presença do coordenador do programa no município, o senhor Damião Carlos, que falou de suas atribuições, enquanto coordenador e da importância do programa na formação dos professores, aproveitando para apresentar os professores formadores (Língua Portuguesa e Matemática) visto que, neste primeiro momento, estavam presentes tanto os cursistas de Língua Portuguesa quanto os de Matemática.

Depois, tivemos o pronunciamento da Secretaria de Educação, falando de sua expectativa com Gestar II e da esperança de que ele possa trazer algumas mudanças no que diz respeito às práticas pedagógica dos professores. Desejou-nos sorte nesta nossa “empreitada” e se dispôs para o que precisássemos.

Após esse momento de abertura. Convidamos os professores a conhecerem o Gestar II e para isso o coordenador apresentou o Guia Geral através de slides e foi explicando passo a passo o Programa, para que os professores fossem se familiarizando. Em seguida os professores foram convidados a assistirem ao vídeo “O Saber e o Sabor” e logo após foi feita uma discussão sobre o vídeo. Os professores se colocaram sobre o que lhes chamaram à atenção no vídeo, teceram considerações a cerca do conteúdo temático do vídeo. Houve uma discussão muito interessante, nesse momento de socialização do vídeo.

Em seguida, tivemos um intervalo de 20 minutos, no qual foi servido um lanche para os professores, por sinal, delicioso!!!

Voltamos para as salas de aula, neste momento, os cursistas de Língua Portuguesa e Matemática se dividiram. A partir de então, efetivamente iniciamos a nossa caminhada de desbravadores da Língua portuguesa.

Iniciamos nosso primeiro contato, convidando os professores (em número de 10 – Rede Municipal e Estadual) a assistirem um slide reflexivo por título “As sementes”. Pedimos que algum professor se propusesse a lê-lo, e a professora Lena ( como carinhosamente é chamada pelos colegas de profissão) atendeu ao nosso pedido. Fizemos uma reflexão sobre o texto, trouxemo-no para as nossas ações do cotidiano e para o crescimento enquanto pessoa e enquanto profissional da educação.

Como professora-formadora de Língua Portuguesa, mostrei o material e discutimos sobre sua aplicabilidade em sala de aula. Percebi que os professores demonstravam um misto de satisfação e medo, o que é aceitável, pois esta formação vai refletir em sua prática em sala de aula, no entanto, o prazer com que os mesmo discutiam sobre o material me deu a certeza de que estamos diante de um grupo comprometedor com o ensino o que me deixou mais satisfeita ainda em poder participar do Gestar II. Mostrei o que seria trabalhado em cada TP e justifique o fato de estarmos iniciando com a TP3. Ainda neste encontro, que durou 5 horas, simulamos uma aula de leitura partindo do gênero textual Poema, para que assim, pudéssemos instigar o professor-cursista. Discutimos ainda o cronograma, como não chegamos a um consenso, ficou decidido que durante a semana elaboraríamos um cronograma que atendesse em parte às necessidades de todos. Coloquei ainda a relevância de um projeto durante a formação e em seguida foi solicitado (como dever de casa) que os professores lessem a TP3 e fizessem as atividades dos textos de referência. Coloquei-me a disposição para qualquer dúvida, atividades que quisessem realizar em sala de aula, bem como para atendê-los a qualquer momento na SME, no período da manhã.

De modo que o encontro foi muito proveitoso, vimos o interesse de todos os professores envolvidos no Programa, ainda mais pelo fato de todos serem unânimes em perceber que diante do contexto em que vivemos é necessário buscar novas formas de trabalhar com a língua materna para que possamos desenvolver competências comunicativas em nossos alunos.

Por último, houve agradecimentos recíprocos e o próximo encontro ficou para ser definido depois.



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