domingo, 12 de julho de 2009

RELATÓRIO DO SEGUNDO ENCONTRO

A língua penetra na vida através de enunciados concretos que a realizam, e é também através dos enunciados concretos que a vida penetra na língua”.
(BAKHTIN)
Compreendendo os gêneros...

Nosso segundo encontro aconteceu no dia 01 de Julho. Reunimo-nos das 13 às 18 h na Escola Estadual Antônio João de Queiroz. Nesse encontro, trabalhamos o TP3.
Inicialmente, pedimos aos professores que fizessem suas apreciações sobre o material estudado. Apesar de elogiarem o material, vimos que em sua maioria, leram apenas parte do material, e para isso alegaram falta de tempo (alguns trabalham na rede municipal e estadual) tendo, portanto uma carga horária muito corrida. Reconhecemos essa dificuldade, mas ratificamos a importância da leitura, mesmo porque os mesmos terão que aplicá-lo em sala de aula.
Após este momento, partimos para o entendimento sobre gênero textual. Usamos, então, slides que de forma clara e sucinta explicava o conteúdo. Ao passo que íamos apresentando, abríamos discussões com os cursistas, instigávamos sua curiosidade sobre gênero textual.
Num outro momento, trabalhamos o gênero crônica com “Circuito Fechado” de Ricardo Ramos. Achamos pertinente trabalhar este texto, uma vez que ele é escrito apenas com substantivo, sua temporalidade é marcada pela pontuação e isso nos deu suporte para conceituarmos o que é TEXTO. Mostramos como esta crônica poderia ser trabalhada em sala de aula, a partir do título que já nos leva a algumas inferências. Mostramos como a pontuação é importante na construção de sentido, ou seja, simulamos uma aula de leitura e aos poucos, os cursistas foram se sentindo bem mais familiarizado com os gêneros. Falaram da diversidade em sala de aula, dos alunos da EJA que precisam de uma motivação maior para permanecerem em sala de aula e reconheceram de que é preciso realmente que mudemos nossa prática para que possamos atender a esta diversidade em sala de aula.
Em um outro momento, trabalhamos a crônica “Palavras ao vento” de Pedro Bial e a utilizamos como forma de iniciarmos o estudo de gêneros literários, o que facilitou bastante o entendimento por parte dos professores. Apresentamos a diferença entre gênero literário e não-literário, a linguagem conotativa e denotativa, a plurissignifição nos gêneros literários. Ao passo que íamos avançando no TP3, Mostrávamos as atividades do “Avançando na Prática” e sugeríamos que os professores a trabalhassem em sala de aula. Logo alguns se manifestaram sobre trabalhar com o gênero Biografia, outros se decidiam por Fábula, outro sobre artigo e assim sucessivamente. Não quisemos estabelecer um gênero a trabalhar, pois acreditamos que o professor inicialmente precisa ter segurança quanto ao trabalho com gênero, apesar de no decorrer do encontro, eles reconhecerem que já trabalham com gênero, mas não sabiam disso, isto é, faltavam-lhes a base teórica, a sistematização, e o Gestar II vem dar esta sustentação teórica. Devido o trabalho com gênero textual se estender mais do que o previsto, uma vez que, procuramos tirar todas as dúvidas dos professores, infelizmente trabalhamos nestas 5 horas apenas as unidades 09 e 10. Os próprios professores reconheceram que é melhor ir aos poucos, para que eles possam ir absorvendo estes conceitos. No nosso próximo encontro que será dia 15 de julho, vamos terminar o TP3, trabalhando tipologia textual. Portanto as oficinas só acontecerão depois que apresentarmos todo o TP3.
Acrescentamos que o encontro foi muito bem participado, proveitoso e que cada vez mais aprendemos com a interação e a troca de experiências vivenciadas na sala de aula.
Aproveitamos o espaço para agradecer a direção da Escola na pessoa de Janicleide, que nos recebeu muito bem... Serviu-nos um lanche MARAVILHOSO!! Tínhamos água e café na sala de aula, facilitando o nosso trabalho... Obrigada pela acolhida!!

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