segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

OITAVO ENCONTRO – 10 DE OUTUBRO DE 2009

Objetivos:

• Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e a importância da estilística.
• Compreender os recursos estilísticos (fonéticos, lexicais, sintáticos e discursivos) nos textos, enquanto efeito de sentido.
• Relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos no discurso.
• Atentar para os elementos de textualidade, no caso a coerência na construção de sentido nos gêneros textuais.
• Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não-verbais.
• Verificar como se constrói a coerência nos textos.

Conteúdos:

• Estilística
• Coerência textual

Procedimentos Metodológicos:

• Questionamento aos professores sobre seu entendimento sobre o que é “estilo”.
• Leitura do poema Trem de ferro de Manuel Bandeira, levando os professores a perceberem os recursos estilísticos empregados no poema.
• Apresentação de slides que tratam da temática a ser trabalhada ( Inicialmente estilo e depois Coerência).
• Explicação do conteúdo.
• Discussão acerca do conteúdo trabalhado.
• Apresentação da sessão “avançando na prática” (que trabalham com estilística).
• Questionamento aos professores sobre o que é Coerência.
• Leitura compartilhada de discussões de texto que tratam do tema coerência.
• Apresentação da sessão “avançando na prática” que trabalham com o conteúdo coerência.
• Discussões e questionamentos sobre o conteúdo.
• Divisão em grupos para que possam analisar as atividades propostas no AAA do professor.
• Socialização das atividades.

Mais uma vez nos reunimos, dessa vez na Escola Estadual Francisco de Assis, na cidade de Serrinha dos Pintos. Nosso encontro aconteceu das 8 às 13 h. Iniciamos passando todas as informações que havíamos recebido no segundo encontro de formação, que ocorrera de 21 a 25 de setembro com a professora Zenaide. Em seguida, os professores entregaram os relatórios com as atividades aplicadas em sala de aula, socializaram como tinham aplicado o Gestar II, falaram de suas dificuldades e também das conquistas em sala de aula, graças ao programa. Deixamos que cada um falasse livremente de como estava aplicando as atividades.
Depois desse primeiro momento, iniciamos o estudo da TP 5. Para isso, questionamos dos professores o que eles entendiam pela palavra estilo, já que a TP iria trabalhar exatamente com estilo, coerência e coesão. Eles foram se colocando e faziam relação com estilo de roupa, de músicas o que nos deixou como “gancho” para questionarmos se também não existiria estilo na linguagem. As respostas foram muito satisfatórias.
Em seguida, apresentamos slides que traziam a explicação sobre o conteúdo, e ao passo que íamos passando, íamos explicando e questionando dos professores, isto é, trazendo discussões sobre o conteúdo para a sala de aula. Depois mostramos as atividades que poderiam ser aplicadas em sala de aula no avançando na prática. E solicitamos para que os professores cursistas analisassem as atividades propostas no AAA 5 que trazem as atividades sobre estilo.
Fizemos um pequeno intervalo para o lanche e em seguida, começamos a trabalhar a coerência. Seguimos o mesmo procedimento anterior e ainda levamos alguns gêneros textuais como propagandas, cartazes, conto, artigo de opinião para que os professores vissem como se dá a coerência textual, bem como a realção entre textos verbais e não-verbais. Para finalizar pedimos aos professores que elaborassem um plano de aula em grupo que pudessem contemplar os dois conteúdos trabalhados. Neste encontro não deu tempo trabalhar a coesão, mesmo porque os próprios professores, pediram para que trabalhassem essa TP de forma lenta, já que os conteúdos eram muito complexos.

Um comentário: